top of page

Mais de 90% dizem que existe preconceito contra os idosos no Brasil

Segundo pesquisa do Datafolha, em cada 10 brasileiros, 9 acreditam que existe preconceito contra os mais velhos, e 6 dizem que ele é grande. Apesar disso, só 31% dos acima de 60 anos já se sentiram discriminados por causa da sua idade. É pouco mais que os 26% da faixa mais nova que diz já ter sofrido preconceito por ser jovem.

A principal queixa dos mais velhos é falta de respeito: para 12% houve falta de respeito em geral, com apelidos, deboche e xingamentos.

A pesquisa mostra, porém, que os idosos são vistos também como mais produtivos, responsáveis, educados, atenciosos, dedicados, éticos e preparados para o trabalho, politizados, honestos e solidários.

A pesquisa também aponta que, em 2030, 30 milhões de brasileiros (ou 13% do total) estarão acima dos 65 anos, na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sinal de que o país está cada vez mais velho? Para quem conta anos já vividos, sim.

Mas, para quem olha a vida que resta, a juventude e a maturidade se alongam, e haverá mais gente ainda ativa.

Na média, os brasileiros já se consideram jovens até os 37 anos, mas essa faixa fica cada vez mais elástica e chega aos 47 nas respostas das mulheres com mais de 60.

Entre idosos escolarizados, a régua sobe para 51 anos, e 19% dizem que só se perde a juventude após os 60 anos.

Tags:

bottom of page