top of page

Subnutrição dos idosos: uma situação preocupante

A subnutrição diz respeito a um grande número de idosos, o que representa uma ameaça significativa à sua saúde, com riscos de perda de autonomia. A conclusão é clara: a maioria dessas pessoas sofre de falta de insumos nutricionais em termos de calorias ou nutrientes. Trabalhos recentes em lares de idosos mostram que a minoria dos idosos que vivem em lares preenchem sua necessidade de calorias e proteínas. Como resultado, eles perdem músculo, seu sistema imunológico entra em colapso, o que aumenta o risco de quedas, fraturas, doenças e, finalmente, a hospitalização.

Necessidades nutricionais

Quando você envelhece, os mecanismos de digestão e assimilação dos alimentos são menos eficazes, mas, ao mesmo tempo, você precisa gastar mais energia para realizar uma atividade física específica. Para compensar, devemos comer mais, o que está longe de ser o caso, já que o envelhecimento é muitas vezes acompanhado por uma perda de apetite. É por isso que a desnutrição é tão prevalente entre os idosos. Daí o interesse da pesquisa atual em imaginar pratos que abrem o apetite ou melhor adaptados para pessoas que muitas vezes têm problemas dentários e dificuldades para mastigar. Uma coisa é certa, existem soluções mais atraentes do que apenas misturar alimentos em purê.

Soluções existem

A aparência e a textura dos alimentos mistos podem primeiro ser melhoradas usando técnicas de gastronomia molecular. Por exemplo, é possível usar moldes para dar forma a purês. Existem técnicas de cozimento para aumentar a maciez de uma carne, como o uso de um saco de cozimento ou cozimento longo a baixa temperatura ou uma marinada. Estas são soluções simples que melhoram a textura da carne e o conforto na boca para uma pessoa idosa.

Tags:

bottom of page