top of page

Fura fila


Imagem: internet

Ontem fui ao plano de saúde para marcar exames. À minha frente na fila de atendimento preferencial havia umas dez pessoas, quando surgiu uma idosa, cabelos cor da graúna, andando com apoio de uma bengala de alumínio, dessas com pés. Chamemo-la Leda. Vestia-se como uma viúva de antigamente, toda de preto, inclusive nas meias compridas. Mas chamou nossa atenção porque, sem qualquer cerimônia, passou à frente de todos e estendeu um monte de papeis à moça do balcão. Uma idosa baixinha chiou.

— O que é isso aí? Todo mundo aqui é idoso, moça. Vá pra fila.

— Minha senhora, estou muito doente, disse a viúva.

— Mas aqui somos todos doentes. Por isso estamos nessa fila. Vá lá pra trás!

— Moça, eu tenho artrose generalizada.

— Você é mesmo é uma vigarista. Isso sim!, gritou a outra.

— Vigarista é a senhora! - Leda também alterou a voz e ainda pôs o dedo em riste. Notava-se grande firmeza na sua atitude.

De pronto, dois cavalheiros saíram da fila para o oportuno deixa disso. No balcão, as secretárias esboçavam sorrisinhos maliciosos com ares de vingança. Depois, uma delas cessou a briga chamando as duas para serem atendidas de pronto. Santo remédio. Mas os comentários não cessaram. A fula fila foi logo embora. Em seguida a outra também saiu, conformada, não sem antes protestar contra quem tomou o partido da viúva.

— E vocês ainda defendem ela! - passou na cara e foi embora.

Alguns ainda prolongaram os comentários. Uma moça saiu do seu lugar na fila para cochichar com outra sobre o bate boca.

Mais um pouco e fui atendida. Ganhei um número e segui para a segunda espera, em outra sala. Desta vez havia cadeiras e uma tevê de onde pipocavam, de vez em quando, um número e o guichê correspondente. Ficamos ali, calados e esperançosos, ensaiando os próximos passos.

Nos vinte minutos que passaram até rápido, foi surpresa constatar que na sala cheia de acomodadas cabeças brancas, destacava-se a inquieta Leda, andando pra lá e pra cá, fuçando em todos os guichês, querendo de todo jeito furar outra fila. Desta vez sem sucesso. Conseguiu, porém, deixar nos velhos e velhas ultra pacientes uma interrogação sobre o grau de desconforto de sua alegada artrose. Pareceu aos pós 60 que a baixinha tinha razão.

Tags:

bottom of page