top of page

Enfrentar a violência contra a pessoa idosa


O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, foi marcado no Recife por um belo seminário, à altura desta data. O evento foi promovido pela Gerência dos Idosos da Prefeitura do Recife e pelo curso de Geriatria da Unicap - Universidade Católica de Pernambuco.

Antes das exposições houve a posse do membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir) eleitos para o biênio 2018/2020. A abertura coube à Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

A professora e psicóloga Cirlene Sales, do Curso de Gerontologia da Unicap, apresentou os resultados de sua brilhante e fundamental pesquisa “Violência doméstica contra idosos na cidade do Recife”, que investiga com profundidade e foco nos agressores, os números, as causas e as consequências desta temática. A mestra enfatizou o papel da intervenção psicoeducativa no enfrentamento à violência.

O advogado Paulo Roberto Xavier, gerente-geral de Direitos Humanos do Recife falou sobre os mecanismos preventivos da violência contra a pessoa idosa, a partir das ações do poder público local. Paulo Roberto afirmou que em 2016 foram registrados na Secretaria 115 casos de violência contra a pessoa idosa. No ano seguinte, 2017, foram identificados 311 casos.

Na exposição “Garantia e direitos: conquistas e desafios na longevidade”, a promotora de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa, Luciana Dantas abordou aspectos da ação do Ministério Público de Pernambuco no enfrentamento e prevenção à violência contra a pessoa idosa. Luciana falou também sobre a importância do Estatuto do Idoso como instrumento de defesa das pessoas idosas. Ela procurou mostrar a importância do trabalho coletivo de todos os envolvidos, fortalecendo uma “rede de combate e prevenção”. A proposta foi aplaudida por todos os representantes das diversas entidades, grupos e instituições representadas no auditório G1 da Unicap.

bottom of page