top of page

Razões para a chatice


Outro dia a minha filha repetiu pela décima vez que eu estava ficando “muito chata”. Palavras dela, porque eu me considero um doce de pessoa. Faço tudo para estar sempre bem humorada, leve, sem estresse.

Mas, pensando bem, ela não está totalmente errada. Há certas coisas que me fazem sair dos trilhos, ou subir nas tamancas, como dizia vovó.

Do alto dos meus 60 e lá vai o trem, o equilíbrio mental tem limites. Quer exemplos?

Transparência

Quando alguém me trata como se eu fosse a mulher invisível. Geralmente numa fila ou quando ando pela calçada ou corredor e alguém, geralmente de olhos fixos num celular, esbarra em mim como se eu fosse transparente.

Pior que a maioria delas não sabe pedir desculpas. Sequer desviam os olhos da telinha, nem por uma fração de segundo. Trombam em mim e seguem em frente, na maior cada de pau.

Esfomeados

Estou cada vez mais usuária do cinema em casa. Quando me arrisco a sair, vejo que as salas de cinema estão cada vez mais vazias. Também pudera, com tanta gente mal educada.

Você está curtindo seu filminho e do seu lado senta um faminto que passa toda a sessão comendo baldes de pipoca, desembrulhando sacos de comida, chupando canudinho, e até arrotando. Pra não falar de quem insiste em conferir o celular durante o filme, iluminando a tudo e a todos.

Dá pra sair de casa, pagar (caro) pra se divertir e instruir, e ainda ficar bem humorada numa situação como essas?

Estações

Nesse capítulo eu incluo de tudo um pouco: metrô, trem, brt, aeroportos... Onde houver aglomeração de pessoas ávidas por viajar e passar por cima de tudo e de todos.

Nem vou citar a qualidade dos serviços de modo geral. O cansaço que os aeroportos provocam. O ar-condicionado dos ônibus, que nunca combinam com a temperatura ambiente. Os banheiros e seus apetrechos complicados, a deseducação nas filas, as mochilas nos ambientes apertados, os ciclistas que se acham donos de todos os espaços, os engarrafamentos sem motivo aparente... Cansa só de lembrar.

É verdade; a minha filha tem razão. Estou ficando chata. Mas eu também tenho mil razões para ser assim. E você? Essas coisas que eu citei também lhe incomodam?

Tags:

bottom of page