top of page

O que os idosos fazem na rede?


Qual o papel das redes sociais na vida dos idosos? Vira e mexe, leio e escuto essa pergunta por aí sem saber a resposta. Mas, como sou curioso e tenho esse site para alimentar, fui a campo no boteco e conversei com alguns amigos sobre o assunto: como eles utilizam esse instrumento de comunicação, o que acham do tuíte, do Facebook, do youtube, dos sites e blogs.

De antemão, revelei a todos (éramos quatro), a minha preferência pelo tuíte. As opiniões dos meus “parças” são diferentes, mas não muito. É bom frisar que todos passaram dos 60 janeiros e estão antenados com as novidades.

Os três preferem o Facebook e youtube. Dois deles nunca haviam usado o tuíte. Todos navegam em vários sites, todos os dias: notícias, futebol, literatura, filmes, palestras, mulheres, jogos, passatempo e religião são os assuntos mais procurados. Todos costumam resolver broncas pela internet e sentem-se bem quando estão navegando pela rede. Colhi algumas frases que dizem tudo.

“Hoje eu me sinto melhor quando estou na frente do computador. Na internet eu posso conversar com pessoas invisíveis ou imaginadas, saber de suas opiniões e dizer as minhas sem ouvir desaforos nem muxoxos”.

“Para mim a vida seria bem mais difícil sem a internet. Além de resolver muitas coias, pagar contas, enviar mensagem e saber das novidades, ainda me divirto e aprendo coisas todos dias”.

“Descobri um site onde leio trechos de livros e converso com pessoas que também gostam de literatura, sem estrelismos. Isso é bom demais. Estou viciado e até pensando em escrever um livro”.

“Sou fã de História e na rede virtual encontro tudo sobre todos os assuntos. Não sei como vivi esses anos todos sem internet”.

“Para mim a internet tem sido um alívio para fugir dos problemas. Quando preciso relaxar e não quero sair pra beber eu vou conversar com minhas amigas da internet. Só elas me compreendem e escutam o que digo, sem as chatices que vocês sabem”.

“Noto que a internet é feita basicamente para pessoas mais jovens. O visual, a linguagem, a maioria dos assuntos, é tudo dirigido para adolescentes. A gente vai se adaptando e, se não tomar cuidado, começa a pensar, agir e falar como eles. Até os costumes mudam”.

“Essa influência da internet existe, mas isso já acontece há muitos anos com a televisão. Por isso tem muito velho por aí usando roupa de menino, boné para trás, camisa do Mickey, como se fosse criança de 12 anos. É a lavagem cerebral da televisão. Com a internet isso existe, mas é mais lento. Até porque, a maioria dos coroas nem chega perto do computador, quando eles precisam qualquer coisa pedem ao cara da lanhouse”.

“A mudança de comportamento será cada vez mais influenciada pelas redes sociais. A TV vai virar um anexo da internet, vai só repetir o que sai primeiro na rede. Por isso a moda que a TV vai mostrar aparecerá primeiro na internet. Eu mesmo tomo cuidado para não ficar usando tudo o que vejo no computador. Se não, daqui a pouco vou querer até me depilar, usar botox”.

“De fato a internet é a melhor coisa que a gente poderia encontrar na velhice. Além desse papo com amigos, poder navegar é bom demais. Mas é preciso separar o joio do trigo que vemos nas redes sociais. Nem tudo que reluz é ouro. E, desse jeito, voltamos às origens, a internet é apenas um instrumento moderno de comunicação. Os valores e a essência do homem continuam as mesmas de sempre”.

E você, como usa a sua internet? Diga pra gente: pos60page@gmail.com

bottom of page