top of page

Silêncio na quinta-feira santa

A Última Ceia, pintura de Leonardo da Vinci,1495

DIÁRIO DA QUARENTENA

Acordei cedo, antes das 5h. Foi uma noite bem dormida, após um dia inteiro sem internet. Havia ainda no céu uma lua fria e cansada, despedindo-se numa esquina a oeste. Vislumbrei, entre folhagens de um cajueiro, o que pode ser a Dalva, iluminando a vida.

Então ocorreu um desses segundos inesperados e que mudam o rumo da prosa e do pensamento. Lembrei, num átimo, que é quinta-feira santa. O dia da Última Ceia de Jesus - apesar de haver estudiosos que, hoje, duvidam dessa cronologia. Mas deixemos eles de lado e vivamos a tradição. Sou católico e, para mim, o dia tem um significado muito importante. É o dia em que Cristo se despede de seus seguidores e profetiza que um deles o trairá e o entregará aos soldados romanos.

É dia de silêncio e reflexão. A vida inteira tem sido assim. Quinta e sexta-feira da Semana Santa são dias de refletir, respeitar, silenciar e lembrar de cenas da vida d`Ele.

Gosto de ler, meditar e pensar sobre os 40 dias e noites que o Cristo jejuou, sob tentações, em uma montanha deserta próxima ao rio Jordão. Ler passagens de Mateus, Lucas e João. E assistir à Missa - hoje, pela internet.

Na casa da minha infância havia, na sala de jantar, um quadro da Última Ceia. Talvez por eu me sentar bem de frente, até decorei a posição dos Apóstolos. Um dos meus irmãos interpretava os gestos dos personagens com piadas pecaminosas, obviamente sem o nosso pai saber. Hoje, acho aquelas piadas sem graça e, tenho certeza, Jesus até riria daquelas besteiras de menino, que precisava passar perfume nos pés antes de ir à Missa da quinta-feira, para não desmaiar o padre na cerimônia do lava-pés.

Mas essa quinta-feira de 2020 ficará, para sempre, na nossa memória coletiva. Não de modo positivo. Nesses dias de forçados isolamento e silêncio, é bom para todos nós lembrarmos dos dias de Jesus no deserto, dos seus passos e do seu sofrimento naquela Semana Santa, e das mensagens que Ele nos deixou. Mesmo se você não acredita, leia e reflita um pouco. Fará bem e Ele lhe quer muito bem.

Feliz Páscoa.

bottom of page